Como resolver problemas na busca do Windows 11

Um dos principais problemas que encontramos ao atualizar para o Windows 11 pela primeira vez em uma máquina é que o sistema de busca não encontra os arquivos de forma correta. Pensei inicialmente que foi problema do computador (Notebook Dell Inspiron 7472) porém o mesmo se repetiu em outros equipamentos.

Para solução do problema é necessário recriar a base de busca do Windows. Seguem os passos que funcionou aqui:

1 – Abrir as configurações de busca do Windows. Aperte a lupa de busca de aplicativos da barra e digite “Windows Search

Configuração de busca do Windows

2 – Em seguida a tela seguinte aparecerá e role a tela até o final:

Pesquisa do Windows

3 – No final escolha “opções avançadas de indexação

4 – Na tela seguinte escolha “avançado”

Opções de Indexação

5 – Mande “Recriar” e aguarde o fim da operação. Lembrando que o ideal é deixar essa função em um horário em que o computador não esteja em uso. O sistema operacional pausa a remontagem da base sempre que o computador é utilizado. Aqui deixamos essa opção de um dia para outro fora do expediente do laboratório.