Sistemas Operacionais II

Update: Mar 15th, 2010

Base do projeto de Sistemas Operacionais II

Este guia é parte fundamental para a disciplina de Sistemas Operacionais II. E tem como fundamentação teórica o site do Professor Augusto Pedroza.

A criação de um Sistema Operacional (SO) com todas as funcionalidades desejáveis não é necessária. O que importa nesse primeiro momento é que você entenda os fundamentos práticos de como realmente as tarefas são executadas em um SO. A primeira fundamentação é o entendimento de como funciona o inicializador de boot (boot loader).

Nesse projeto desejo que cada um dos alunos crie o seu próprio sistema operacional e se possível crie aplicações para ele! (sim isso é possível para qualquer um!) Então entender o funcionamento do inicializador de boot é parte fundamental para a criação de um SO próprio.

O primeiro obstáculo a superar é controlar a BIOS para inicialização de seu código. Há 512 bytes de código no início de um disco, que o BIOS carrega e executa. Este é chamado de setor de boot, e é responsabilidade desse programa carregar o kernel real do sistema.  Não precisamos criar um sistema de inicialização do zero, até porque em 512 bytes o programa tem de ser muito bem escrito e o espaço é bem reduzido. Sorte que existe um sistema muito bom que já pode fazer as coisas diretamente sem ter a necessidade de reinventar a roda.Esse sistema é o GRUB.

Então podemos usar o próprio GRUB para inicializar o nosso SO.

Passo 1 – Criando uma imagem Raw simples

Passo 2 – Criando um boot para o nosso kernel

Passo 3 – Instalando o GRUB no disco

  1. Alexandro
    Mar 14th, 2010 at 12:23
    Reply | Quote | #2

    Olá professor Anderson, quando terá continuidade desse how-to? Sou de Santa Catarina e gostei muito das aulas inclusive das outras disciplinas. Quem dera os professores daqui fizessem o mesmo! Abraços

  2. anderson
    Mar 15th, 2010 at 08:06
    Reply | Quote | #3

    Em breve teremos a continuidade, inclusive com a inclusão de alguns códigos sobre escalonador e gerenciamento de memória.